O QUE É A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viscossuplementação é a infiltração em uma articulação, com medicamento visco- elástico, suplementando ou completando seu liquido sinovial, com a finalidade de eliminar a dor articular, e auxiliar a lubrificar e a amortecer impactos da articulação.

 

 

 

 

 

 

                

      Mais frequentemente, é infiltrado nas articulações dos joelhos, mais pode também ser 
      infiltrado em articulações dos quadris, tornozelos e ombros.

 

 

 

 

Articulação  do  joelho  com  artrose                                                                                                                                                                    
tratada com viscossuplemento (azul)                          

 

 

 

 

 

 

INDICAÇÕES DA VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

 

      A artrose, doença conhecida também como osteoartrose, ou osteoartrite,  e  causa degeneração e desgaste progressivo da articulação, sendo a indicação precisa para tratamento da dor articular, através da injeção intra-articular de medicamentos. Pode ser utilizado também em casos severos de condropatias patelar e troclear.

 

 

 

 

      

 

 

 

        OBJETIVO DA VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

Ainda não existe um tratamento definitivo para a artrose, que seja capaz de reverter o desgaste da cartilagem hialina. O objetivo do tratamento é aliviar o sintoma da dor articular. O medicamento injetado na articulação, funciona como um lubrificante, reduzindo o atrito entre a cartilagem hialina, e reduzindo o impacto na articulação. Consequentemente, retarda bastante o desgaste da cartilagem articular, e a evolução da doença. Então podemos dizer que este método pode adiar ou evitar um possível tratamento cirúrgico como abaixo:  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

Osteotomia, uma cirurgia que                                                             Prótese, que é uma cirurgia

  altera o ponto de apoio no joelho                                                    que  substitui a articulação

           

 

 

                                                                                  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       O QUE É A ARTROSE?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É uma doença degenerativa comum que afeta as articulações do corpo, causando desgaste progressivo da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, conforme o envelhecimento natural das pessoas. Isto causa muita dor e inchaço da junta afetada. A artrose pode ser localizada, afetando uma única articulação, quando causada por um trauma, ou por alguma lesão ou ferimento, ou por alguma cirurgia articular, por exemplo, após a osteosintese de uma fratura que afeta a junta; mas de maneira geral a artrose tende a afetar todas as articulações do corpo. As articulações mais afetadas são: os joelhos, os tornozelos, os quadris e a coluna vertebral (articulações mais sujeitas ao impacto), mas também afetam as articulações não sujeitas a carga.

 

 

             

 

 

 

 

 

                   

 

         ANATOMIA DO JOELHO

 

 

 

 

 

 

 

  A articulação sinovial do joelho é formada por três ossos, (fêmur, a tíbia e a fíbula). As extremidades desses ossos, são compostas por:  cartilagem que é revestida por camadas de células, que tem a função de diminuírem o atrito e o impacto entre as extremidades ósseas; os ligamentos, que unem e conferem a estabilidade da articulação; o líquido sinovial, um líquido transparente e viscoso, produzido pelas células da membrana sinovial, que recobrem internamente a cápsula articular, e tem a função de lubrificar, nutrir as células da cartilagem, e funciona também, absorvendo e distribuindo uma parte do impacto, juntamente com os meniscos. Este conjunto de estruturas, garantem movimento suave e preciso entre as extremidades ósseas.

 

 

COMO É FEITA A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

 

É um procedimento ambulatorial seguro, praticamente indolor, e rápido, feito sob anestesia local e com técnica asséptica. Após a aplicação, o paciente pode andar normalmente. É recomendado apenas evitar grandes esforços por alguns dias. Ocorre alívio importante da dor e do rangido articular em até 3 semanas. Estes benefícios podem perdurar por 4 a 6 meses ou mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTENDENDO O TRATAMENTO

 

Em articulação normal, o liquido sinovial é composto por ácido hialurônico. Ele é uma molécula de grande peso molecular, em torno de 5.000.000 Da ( Daltons ). Este liquido tem um papel biomecânico importante, porque em situações de alta carga as suas propriedades visco-elásticas atuam amortecendo a transmissão de forças entre as superfícies articulares, reduzindo impactos repetidos, reduzindo a compressão e o atrito na na cartilagem articular.

Em uma articulação doente por artrose, ou por artrite, o liquido sinovial tem suas propriedades biomecânicas e físico-quimicas alteradas. O liquido sinovial tem seu peso molecular diminuído por moléculas bioativas; as citoquinas, as metaloproteases (MMP) e as interleucinas (IL1); juntamente com as colagenases, que quebram o ácido hialuronico e o colágeno tipo II, em moléculas menores, alterando sua viscosidade e a elasticidade. Isto faz com que o liquido sinovial perca a atividade de lubrificação, aumentando o atrito e desgastando a cartilagem hialina; e também o liquido sinovial menos viscoso e elástico, diminui a absorção dos impactos articulares. Estes fatores fazem a doença avançar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS UTILIZADOS

Existem vários medicamentos que podem ser utilizados, porém cada um com características diferentes. Este grupo de medicamentos, possuem alto peso molecular, alta viscosidade e elasticidade. Os efeitos desses medicamentos são diretamente proporcionais ao peso molecular, e quanto maior, melhor o efeito. O peso molecular ideal é em torno de 6 milhões de Daltons.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O medicamento mais utilizado no Brasil atualmente para a viscossuplementação chama-se Synvisc®, e Synvisc One®, composto pelo Hylan GF-20, cujo peso molecular é de aproximadamente 6.000.000 Da. É fabricado pelo laboratório Sanofi-Aventis, para uso intra-articular feito pelo médico assistente.

 

 

 

 

SYNISC® seringa com 2ml e

 

SYNVISC-ONE® seringa com 6ml

 

 

 

 

 

 

 

Outros medicamentos utilizados para a viscossuplementação são: ORTHOVISC® e MONOVISC®, compostos pelo Hialuronato de Sódio, fabricados pelo laboratório DePuy-Synthes; e vendidos no Brasil sob encomenda. Medicação para uso intra-articular restrita à uso médico.

 

 

 

 

 

 

 

ORTHOVISC®, seringa com 2ml  e  

 

ORTHOVISC mini®, seringas com 1ml                                                                                                                                                                                                                          

 

 

 

 

 

 

 MONOVISC®, seringa com 4ml